quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jantar pra Luizinha

Logo depois que vi o comentário da minha querida cunhada e amiga Luiza comecei a pensar o que poderia fazer, ainda hoje, pra que ela se sentisse satisfeita. O problema era que eu não podia ir ao mercado, tinha que ser alguma coisa que eu tivesse em casa.

Já no trânsito, e dediquei bastante tempo a ele na volta do trabalho, enquanto meu marido dormia no carona, fui tentando lembrar o que eu tinha em casa. Eu estava doida pra comer carne e tinha uma peça de alcatra na geladeira, algumas verduras e batata! Liguei para a Luiza e perguntei o que acharia mais gostoso como acompanhamento, uma batata salteada na manteiga com alcaparras ou uma batata assada no forno. Ela escolheu a segunda opção, então lá fui eu pra cozinha, satisfazer a necessidade dela com algo simples e prático e a minha necessidade fisiológica, a fome!
O que não poderia faltar nessa história toda, ainda mais se falando da Luizinha, era uma bela garrafa de vinho, e isso, eu tinha. Tratei de abrir a bendita, servir uma taça e começar os trabalhos. O resultado foi um jantarzinho gostoso e um pilequinho de leve.
Para uma pessoa, a receita deve ser reduzida à metade.
Ingredientes utilizados
1kg de alcatra
Pimenta-do-reino
Sal
04 batatas médias
Manteiga
Azeite
Alecrim fresco da horta
06 dentes de Alho
Alface
Repolho
01 Tomate
Primeiro coloquei todas as folhas e o tomate pra higienizar numa vasilha com água e um pouco de água sanitária.
Lavei bem todas as batatas, sequei, cortei em quatro pedaços, com as cascas, e dispus numa travessa antiaderente untada com azeite, polvilhei com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Por cima coloquei uns 6 dentes de alho com casca, amassados com a lâmina da faca e alecrim fresco, além de uns pedacinhos de manteiga. Cobri tudo com papel alumínio e levei ao forno em temperatura média pra dar uma cozida.

Enquanto isso, fui limpar a carne. Ainda quando eu amolava a faca, minha gata Mel já tinha virado minha melhor amiga e estava pelas redondezas.
Carne limpa, aqueci um pouco de azeite na frigideira. Nesse momento, o cheiro do alecrim e do alho já percorriam a cozinha, avisando que eu poderia retirar o papel alumínio da travessa de batatas. De vez em quando tem que dar uma sacudidela na travessa para que as batatas não grudem. Assim que o azeite esquentou na frigideira, coloquei a carne pra selar. Dessa forma, retemos os líquidos dentro dela pra ficar bem suculenta. Somente nesse momento, a carne deve ser temperada com sal e pimenta.
 
Quando todos os lados da carne estavam selados, ela foi transferida com uma pinça pra um refratário. Se fosse usado um garfo, parte do suco da carne seria liberado. Levei a travessa ao forno pra terminar a cocção.
Eu gosto de carne mal passada, mas a maioria prefere ao ponto, e o tempo que ela vai ficar no forno depende da sua preferência. Mal passada, 8 minutos;  ao ponto, uns 12. A minha acabou ficando ao ponto.
Na mesma frigideira da carne, enquanto ela estava no forno, coloquei um pouquinho de água e deixei em fogo médio pra fazer um molho delicioso. Como tudo é bastante rápido, dilui uma colher de chá de amido de milho em um pouco de água e incorporei ao molho que  logo ficou aveludado.
Assim que a carne for retirada do forno, é necessário deixá-la descansar um pouco pelo mesmo motivo do garfo, reter o líquido, antes de fatiá-la.
Pronto!
Na arrumação do prato, coloquei o molhinho sobre a carne e um raminho de alecrim sobre as batatas. Ficou uma delícia.
Bon appetit, Louise!

E enquanto escrevo, continuo degustando esse delicioso Chateau Los Boldos, Cabernet Sauvignon, 2010, que nos foi apresentado pelo sr. Otávio Manoel. Esse vinho, na minha modesta opinião, harmonizou perfeitamente com o prato e com um tanto de chocolate que comi de sobremesa.

5 comentários:

  1. Nossa que chique!!! Só de pensar com que carinho você fez este jantar, fiquei com muita fome!! Amiga adorei o seu blog, é isso aí, vou te acompanhar sempre e claro, seguir suas receitas, capricha hein! kkk Te amoooo bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amiga. To pensando em repetir um baião-de-dois que fiz na semana passada, você gosta? Pode sugerir alguma coisa também, viu? Valeu pelo carinho, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Show de bolaaaaaaaaaaaaa!!! Tô amando ler seu blog, amiga, de verdade!!!! Ah, faça sobremesa tb, pois vc sabe que sou uma formiguinha, né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Pra você, vou procurar uma receitinha que tirei de uma revista, acho que a Gula, de um cupcake de chocolate maraaaaaaaaa!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uma delicia essas batatinhas..
    O jantar devia estar ótimo!
    Parabéns
    bjinhos
    mami

    ResponderExcluir