Gastronomia na Tela

Resolvi elaborar uma lista com alguns filmes ligados à gastronomia para que pudéssemos comentar no blog.
O primeiro deles será: Como Água para Chocolate.
Começo então, com muito prazer, a discorrer sobre minhas impressões acerca de um filme tão envolvente e encantador. Estou à procura do livro para que tenha oportunidade de reproduzir algumas das receitas. Meu irmão já esteve folheando um exemplar e me contou que há uma receita no início de cada capítulo.


A história é contada pela sobrinha bisneta de Tita através de um caderno de receitas escrito por Tita com as receitas que aprendeu com Nacha, a cozinheira da família.

O filme aborda, sob vários aspectos, a infelicidade diante das normas e regras impostas pela sociedade. À Tita eram estabelecidas muitas restrições por sua mãe e cozinhar era como ela podia se expressar e viver muitas de suas experiências. A cozinha era o lugar onde ela e suas irmãs se sentiam mais próximas, acolhidas e amadas e muitas decisões importantes foram resolvidas nesse cômodo enquanto se fazia uma calda ou um biscoito...

O filme se passa em torno de histórias de amor. O papel da comida é de acolher e expressar os mais profundos sentimentos que estão presentes em cada cena. Uma das cenas mais marcantes é quando Tita ganha um buquê de rosas de seu amor proibido, Pedro, mas sua mãe a manda jogar no lixo. Nacha então sugere à Tita que faça codornas com pétalas de rosas. Envolvida por toda a paixão daquele momento, cozinha com tanto sentimento que provoca arrepios em todos, principalmente em seu amado, Pedro. Sua irmã Gertrudis acaba por incendiar um cômodo e fugir correndo, em busca daquele sentimento, tamanha a sensualidade contida naquela refeição. Durante o jantar, a comida se tornou um meio de comunicação entre os amantes.

Em muitos trechos do filme, quando lhe eram pedidas as receitas, Tita não hesitava em dizer que o segredo estava no amor com que preparava seus pratos e não na receita em si. Partilho com ela essa afirmativa.

Outro detalhe importante é que em muitas ocasiões, as pessoas daquela comunidade partilhavam da mesma mesa e dos mesmos sentimentos que envolviam os pratos. Assim como as codornas e posteriormente os figos causaram tanta euforia nos comensais, o bolo feito por Tita com muita tristeza e lágrimas para o casamento de Pedro com sua irmã Rosaura, provocou enorme saudade de seus antigos amores e mal estar em todos.

Vale a pena ver e se inspirar.

Vamos trocar ideias e impressões!!!


Bom filme!