segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fricassê de Frango


No último final de semana resolvi dar uma “ajeitada” na casa, mudar as coisas de lugar, dar uma renovada na energia do ambiente. Quando me preparava pra sair em busca de um móvel pra acomodar algumas garrafas, recebi uma ligação. Era o meu sogro me dizendo que ficaria muito feliz se pudesse comer um fricassê de frango. Como eu não poderia deixar de atender esse pobre velhinho, comecei a procurar uma receita que já fizemos na faculdade. Ela serviu como base para a receita deliciosa que vou descrever.
Ainda não sabia o que acompanharia nosso prato principal quando, ainda no mercado, me deparei com a banca de batata-doce.
Levei 04 delas pra casa ainda sem saber como as faria.
Abençoada por essa lua maravilhosa que fotagrafei quando voltava pra casa, comecei a separar os ingredientes do fricassê.


Ingredientes
O8 coxas de frango desossadas com a pele
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino moída
01 colher de chá de Curry
06 grãos de Pimenta-do-reino
03 raminhos de Alecrim fresco
05 raminhos de Tomilho fresco
04 folhas de Louro Seco
01 colher de sopa de Manteiga
02 Cebolas grandes em cubos médios
02 Cenouras grandes em rodelas
03 Aspargos frescos (opcional)
03 dentes de Alho fatiados
02 colheres de Farinha de Trigo
01 taça de Vinho Branco seco
01 litro de caldo de galinha (uso o potinho da Knorr líquido)
120 g de creme de leite fresco
200 ml de requeijão light
O primeiro passo é desossar as coxas, mantendo a pele, cortá-la em pedaços, temperar com sal e pimenta e reservar. Os ossinhos que sobram podem ser reservados para uma canjinha (com certeza, reservei).
Os resíduos orgânicos, como as cascas dos legumes utilizados na receita podem ser reservados para confecção de adubo, link em anexo.
Colocar água pra ferver pra cozinhar as cenouras, mas não deixar que cozinhem muito. Quando estiverem quase prontas, lançar os aspargos e branquear ambos. Reservar a água para cozinhar o arroz.
Numa frigideira grande, dispor a manteiga e os pedaços de frango com a pele pra baixo. Temperar com o tomilho, o alecrim, o louro e o curry. Deixar o frango na frigideira até que os pedaços estejam meio dourados, regar com um pouco de azeite e reservar.
 
Na mesma frigideira, acrescentar a cebola e depois, o alho. Quando a cebola estiver transparente, juntar a farinha de trigo e misturar. Assim que a farinha estiver incorporada aos ingredientes, acrescentar o vinho e mexer. Colocar duas conchas do caldo de galinha e deixar ferver um pouco.
Nesse momento, transferir tudo pra panela onde foi feito o caldo, acrescentando também o frango reservado. Reduzir o fogo e deixar cozinhar lentamente por cerca de 35 minutos. Durante esse período, retirar da superfície da panela a gordura que vai se formando com uma escumadeira.
Transcorrido o tempo, coar o molho e separar os pedaços de frango. Vou usar na canja as cebolas descartadas nessa fase. Adicionar o creme de leite, o requeijão e deixar cozinhar mais um pouco até que apresente uma consistência aveludada leve.
Retornar à panela o frango e os legumes branqueados e deixar mais uns 05 minutos antes de servir.
Rendimento: 04 pessoas

Inicialmente pensei em fazer as batatas tipo chips mas resolvi procurar algumas receitas na internet e achei uma no blog “come-se”, em anexo, que ensinava a fazê-las de uma maneira super interessante, fritas com óleo e água.
A combinação da batata-doce com o fricassê ficou sensacional.


Novamente degustamos o Chateau Los Boldos durante o jantar, porém de uma safra mais antiga, 2008. Estava muito bom e harmonizou perfeitamente com o prato.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário