sábado, 12 de maio de 2012

Itabaiana SE - Parte I

Moro em Sergipe desde 2005.
Quando cheguei aqui, meu marido e eu fomos logo tratando de fazer vários passeios, mas gostamos mesmo daqueles fora da rota comercial.
Sabe quando você visita o Rio de Janeiro e vai ao Cristo, às praias e aos bares famosos? Passeios lindos e turísticos. Não estou desmerecendo nenhum deles, pelo contrário, gostaria de acrescentar que pra ficar ainda melhor é muito bom quando você se junta com algum “local” e descobre uma feirinha vintage, um botequinho charmoso onde você fica ao redor do balcão, um galeto tradicionalíssimo em pleno centro, um sambinha, um mosteiro, enfim, coisas que só se conhece acompanhado de alguém de lá, com raízes.
Sergipe tem um potencial turístico incrível, muitos encantos, mas pouco desenvolvido nesse aspecto.
Nesses 07 anos que vivemos aqui descobrimos alguns deles, mas foi recentemente que visitei o Parque dos Falcões, no município de Itabaiana há 45 km da capital, Aracaju.
Nossa viagem começou com um pit stop na fazenda Boa Luz, local com uma infraestrutura bem atraente, principalmente para quem tem filhos. Eles dispõe de parque aquático, passeios e zoo com animais da fazenda. Muito legal.
Produzem uma cachaça muito boa com o mesmo nome do local e promovem visitações à fabrica.
Saindo de lá, seguimos para o centro de Itabaiana, em busca da tradicional Casa de Farinha.

Foi bem fácil encontrá-la, ela situa-se próximo à praça de eventos e os moradores são bem cordiais, indicando a direção correta a tomar.


A Casa funciona todos os dias, das 07h às 21h e, completará 14 anos de existência em agosto, mês de aniversário da cidade. Duas famílias se revezam a cada semana no preparo de deliciosos doces como o bolo de arroz, de puba e macaxeira, pé de moleque, paçoca, saroio, mal casado, pamonhas, mingaus, entre outros.


A farinha de tapioca, base para grande parte das preparações é comprada nos povoados dos arredores e a macaxeira, produzida pelas próprias famílias.

As meninas são verdadeiros “doces”.

Cordiais e muito simpáticas foram explicando todos os doces, os preparos e tudo mais.
Uma verdadeira aula!
Saroio

Pé de Moleque

Pamonha

Bolos diversos



Para facilitar o contato, peguei o telefone da Wiliana, uma das meninas, (79) 9811-7055.



www.boaluz.com.br

2 comentários:

  1. Oi Janaina, conhecemos muito pouco o nosso Brasil! Divulgar locais aonde se valoriza a cultura e tradição é um ato generoso. Muito bacana! Abraços, Joseph

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!
    Temos muitas riquezas que às vezes, os próprios moradores desconhecem. Espero divulgar muitas outras.
    Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir