segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bolinho de Cenoura

 Hoje quando pensei em escrever estava insatisfeita, um tanto mal humorada... Por que as segundas-feiras são assim? Será algum mito que já incorporamos à nossa vida, o de odiar as segundas-feiras? Não sei, mas a minha realmente não foi muito legal. Enquanto ia de um lugar a outro, um pouco estressada, tentei pensar em algo bom, que me alegrasse. Engraçado, mas pensei no meu bolo de cenouras. Sério! Uma receita que já faço há muitos anos, retirada de um dos muitos caderninhos de receitas da minha mãe.  Um bolo simples, mas delicioso.
Pensando nele, lembrei de uma amiga muito querida, que também tinha esse “problema”. Morávamos uma em frente a outra e volta e meia, quando o dia era meio chato ou quando dava “aquela” vontade, fazíamos um bolo. Muitas vezes a vontade não era de comê-lo, mas de fazê-lo. O pior (para nossa silhueta) era que sempre que eu lhe presenteava com um, ela me dava outro e vice e versa...
O ato de cozinhar, e principalmente para alguém, é uma coisa mágica. Sei que por muitos anos eu tinha “necessidade” de fazer bolos, o de cenouras, em especial. Minha mãe dizia que eu só sabia fazer esse mas, sempre que eu fazia, não sobrava nada... Reafirmei muitas amizades com ele, fiz as pazes depois de longos períodos de briga, ofereci quantidades generosas a grandes amigos e fiz novas amizades.
Aquilo que fazemos com amor e carinho, e cozinhar é um grande ato de doação, sempre satisfaz. Acredito que nossa energia contagia o que preparamos, transmitimos sentimentos dessa forma. Apesar de ter começado a escrever um pouco chateada com meu dia, termino bem e feliz, disposta a começar a preparar o bolo de cenouras que levarei amanhã pra dividir com meus colegas.

Receita do Bolo de Cenouras retirada do carderninho de receitas da minha mãe, testada centenas de vezes.
  
Ingredientes
No liquidificador

03 cenouras médias
01 copo pequeno de óleo
03 ovos
Na vasilha
02 copos pequenos de açúcar
02 copos pequenos de farinha de trigo
02 colheres de chá de fermento
Calda
07 colheres* de açúcar
05 colheres* de achocolatado em pó
02 colheres* de manteiga
02 colheres* de leite
*de sopa

Modo de Fazer
Depois de tudo separado, ingredientes e utensílios, untar uma forma com manteiga e um pouco de farinha de trigo e pré-aquecer o forno a 180°C.
Misturar numa vasilha os ingredientes secos.
Bater no liquidificador, as cenouras, os ovos e o óleo. Quando a mistura ficar homogênea, incorporá-la aos demais ingredientes na vasilha, mexendo até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
Reduzir a temperatura do forno pro bolo assar bem por dentro. O tempo médio é de 25 minutos.
Enquanto o bolo está assando, é hora de preparar a calda. Nada mais simples. Misturar todos os ingredientes, sem levar ao fogo até que eles tenham essa consistência:

Essa é a calda original da receita mas ela pode ser substituída por uma barra de chocolate meio amargo derretida em banho-maria.
O bolo é mais gostoso no dia seguinte, geladinho, mas como ninguém é de ferro, fiz um cafezinho pra acompanhar e tratei de provar logo esses pedaços.
 

6 comentários:

  1. Amigaaaaaaaa, amei o site. Super apóio!!!! Ei, falar em bolo de cenoura, me deu uma vontaaaaaaaaaaaade, faça um p mim para, como você mesma disse, "reafimar amizades" rsrsrsrsrsrs. Te adoror de paixão, bjo e SUCESSO!!!! Sabe que torço muito por você!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Muito obrigada. Amanhã levo um booom pedaço, ok! Muito obrigada por tudo, te adoro!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO BLOG JÁ COLOQUEI O LINK NO MEU BLOG E FIZ UMA DIVULGAÇÃO LÁ TB


    UM XERU NO CORAÇÃO FILHOTA!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela iniciativa Janaina. Continue firme e nos ajude a fazer sucesso com suas receitas.
    Boa sorte!!!!!!!!!!

    Jucélia

    ResponderExcluir
  5. Demorou.... mas, encontrei o blog e por sinal gostei muito!!! Parabéns agora vou sempre acompanhar as novidades beijos saudades amiga!Simara

    ResponderExcluir
  6. Oba, amiga!!!! Que bom que gostou! Viu como você serviu de inspiração????
    Beijos cheios de saudades de vocês!

    ResponderExcluir