segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bocaditos ao estilo Caprese


Chamei-os de Bocaditos (expressão peruana) por sugestão da minha sogra e por serem mais simpáticos do que a versão americana, "finger food". Ambos querem dizer a mesma coisa, comidinhas para serem comidas com a mão de uma só vez, ou até duas...

Essa é a minha versão da Salada Caprese, que tem sua origem na Itália, e é bastante consumida durante o verão por ser um prato leve. O nome origina da ilha de Capri, local onde se produzem com louvor os saborosos ingredientes do prato.

A receita não segue nenhuma rigidez, depende da quantidade de bocaditos que quer preparar. Volto a repetir que essa é minha versão do prato. A receita original é servida de outra forma e utiliza muçarela(é com ç mesmo!) de búfala ao invés de cream cheese.

Ingredientes:

Tomates cereja
1 tablete de cream cheese (usei pouco mais da metade para rechear 13 tomatinhos)
Folhas de manjericão (o dobro da quantidade de tomatinhos)
Palitinhos (usei uns com sabor de hortelã na ponta)

Modo de preparo

Higienizar os tomates e as folhinhas de manjericão, secar e reservar.
Cortar os tomatinhos ao meio, horizontalmente, e retirar as sementes. Rechear ambas as partes com cream cheese, colocar uma folhinha de manjericão e fechar as partes com palitinho espetado em outra folhinha de manjericão.


O que dá um sabor incrível ao bocadito é o molho pesto que o acompanha.

Como a salada, também é de origem italiana, feito geralmente com pinolis e manjericão. Como estamos no nordeste e a castanha de caju é rainha por aqui, foi ela quem brilhou no meu pesto.

Devido ao meu curto tempo, tive que prepará-lo no liquidificador. O molho é originalmente feito no pilão, lentamente, macerando as folhinhas e acrescentando os demais ingredientes.

Para fazer no liquidificador, como eu fiz, deve-se escolher a velocidade mais baixa do aparelho e desligá-lo vez ou outra para que o aquecimento não cozinhe as folhas. Depois de pronto, pode ser armazenado em geladeira por alguns dias se coberto com mais azeite, de preferência em pote esterelizado e com tampa.

A quantidade que fiz superou bastante a utilização nos bocaditos. O que sobrou está guardado na geladeira para uma nova empreitada.

Ingredientes:

Cerca de 08 galhinhos de manjericão - folhas médias
100g de castanhas
04 dentes de alho (o tamanho pode variar de acordo com seu gosto por ele)
50g de queijo parmesão
azeite (utilize a medida que for necessária para que o pesto se torne cremoso, cerca de 01 copo)
Sal, se necessário

Colocar no liquidificador as folhas de manjericão higienizadas e secas junto com o alho e bater por alguns minutos da forma descrita acima. Sem parar, acrescentar parte do azeite e o queijo parmesão, bater por mais alguns minutos. Em seguida, acrescentar as castanhas e o restante do azeite (até obter um molho homogêneo). Pode ser necessário desligar o aparelho e mexer no copo com uma colher para recolher os pedacinhos que insistem em ficar pelos cantos. Nesse momento, MUITO CUIDADO. Retire a tomada para evitar acidentes e reinicie o processo até que o molho esteja pronto pra servir.
Depois é só cobrir os tomatinhos e degustá-los.

Reguei com mais azeite, mas foi puro exagero da minha parte.
Não consegui me conter, amo azeite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário