terça-feira, 12 de março de 2013

Bolo de avelãs com massa de farinha de rosca

Adoro ter desculpas pra inventar um bolo!
Sabendo que uma amiga viria nos visitar no final do dia e enamorada por um pacotinho de avelãs que mantinha no armário (sempre compro uns ingredientes curingas, tipo nozes, creme de leite, farinha de trigo e manteiga e mantenho à disposição para qualquer "necessidade"), lembrei de um bolo delicioso que minha mãe fazia quando éramos crianças.
O que sempre me marcou era o fato dele levar farinha de rosca e não de trigo. Sempre achei que era conversa, que nunca daria certo mas de repente minha boca se encheu de água e, trocando mensagens pelo facebook, ela me passou a receita.

Quando fui separar os poucos ingredientes da massa, percebi que ao invés da quantidade de ovos solicitada na receita, 06, eu tinha apenas 04. Não pensei duas vezes e fiz assim mesmo, acrescentando uma coisinha aqui e ali, fiz meu primeiro bolo de farinha de rosca e ele ficou perfeito, tal como os que eu comia na minha infância.
Foi uma experiência reconfortante e acabei voltando no tempo.

Molhadinho, irresistível, tive que ser indelicada e provar uma lasquinha antes da minha amiga chegar.
Não sei se ela gostou tanto quanto eu mas o fato é que fui tirando um pedaço e depois outro e, depois outro... e ele, acabou!
A receita que deu origem a minha versão do bolo é a seguinte:
100g de avelãs torradas (da próxima vez vou fazer com amêndoas ou nozes)
04 ovos médios
250g de açúcar
04 colheres de farinha de rosca
01 colher de manteiga
Modo de preparo
Bater as gemas com o açúcar até formar uma massa homogênea. Bater à parte as claras em neve e incorporar delicadamente a mistura. Acrescentar as avelãs previamente torradas mas em temperatura ambiente e, por último, a farinha de rosca e a manteiga.
Pré aquecer o forno, untar uma forma pequena, daquelas de pão de forma com manteiga e farinha de trigo. Levar ao forno por cerca de 35 minutos, colocando um garfo pra saber se já está cozido.
Depois disso, saborear e me contar se não é realmente delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário