sábado, 19 de janeiro de 2013

Bolo Integral? de Chocolate

Uma semana em casa foi tempo suficiente pra ficar inventando coisas pra cozinhar.
Meu marido está adorando essa vida nova.
Acordo cedo, faço café, bolinho de banana às 06h da matina pra ele comer quentinho com requeijão, almocinho... Ele tem que aproveitar mesmo. O João, nosso primeiro baby, está chegando em pouco mais de uma semana, acho que não vamos ter mais tanto tempo disponível assim...
Estava com uma idéia fixa de um bendito bolo de chocolate. Mas com tanto pão e bolo, a farinha de trigo tinha acabado. Lembrei de um saquinho de farinha integral que estava guardado, ainda não organizado na dispensa e como “precisava” fazer o bolo, eu usei. Chamei de bolo integral mas fiquei na dúvida se poderia intitulá-lo assim. Uma amiga até riu quando viu a foto e comentou, integral? rsrsrs. Resolvi pesquisar melhor pra saber a verdade.

Alimento integral é aquele que foi pouco processado, não o alimento in natura mas aquele que mantém grande parte de seus nutrientes e fibras. São mais nutritivos e auxiliam no funcionamento do corpo. Aliados a ingestão de pouco teor de gordura, fazem muito bem.
Não houve nenhuma outra modificação na receita, mas acredito que ele possa ser chamado de integral.
Light ou diet, não!
Ai já é outra conversa...
Segue a receita desse bolo simples mas bem gostoso.
Separe uma xícara que vamos usar para as medidas.
Para a massa:
01 xícara e 1/2 de farinha de trigo integral
½ xícara de chocolate em pó
02 colheres de chá de fermento
01 xícara e ½ de açúcar (usei refinado mas se quiser tornar o bolo mais saudável, utilize mascavo)
01 xícara de leite
02 ovos
01 colher de manteiga
Para o Ganache:
01 caixinha de creme de leite leve
1/2 xícara de chocolate em pó
Modo de preparo:
Misturar os secos.
Colocar o forno pra pré aquecer, untar a forma com manteiga e farinha de trigo.
Incorporar os demais ingredientes à mistura, bater por cerca de cinco minutos. Bato à mão. Tenho preguiça de montar a batedeira...
Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados, a massa homogênea, colocar na forma e levar ao forno por cerca de 40 minutos no fogo baixo (minha forma era daquelas de pudim, leva mais tempo pra assar no meio).
Por cima, ganache de chocolate, só que ao invés do chocolate em barra, usei 1/2 xícara do chocolate em pó.
Assim que meu marido chegou, ficou surpreso mas logo que disse que era integral, franziu a testa e comeu dois pedacinhos.
Maria, nossa ajudante, e eu, devoramos a metade dele, compulsivamente. Tem algo nesse bolo que faz isso com as mulheres.
Será o chocolate?

2 comentários: