segunda-feira, 28 de maio de 2012

Produção de Cerveja Artesanal - Confraria do Marquês - RJ


Gosto muito de apreciar cervejas.

Sempre que vejo uma diferente no mercado, trato de adquiri-la.

Já tentei por duas vezes realizar um grande duelo. Levei pra casa umas 10 cervas diferentes, de várias nacionalidades e tipos, mas acabei me distraindo e meu marido foi bebendo uma a uma...

Tudo bem, vou continuar tentando!

Em uma das minhas pesquisas na internet, achei um curso que ensinava a produzir cerveja. Não acreditei naquilo!

Como eu poderia produzir minha própria cervinha????

Quando entrei em contato com eles, não havia nenhuma turma prevista mas, assim que a data surgiu fui avisada por e-mail. As passagens estavam bem caras, o curso era no RJ e quando eu já estava desistindo surgiu uma promoção irresistível de passagens e lá fui eu!

O curso aconteceu no último sábado, dia 26 de maio, no segundo andar do Restaurante Atelier, na rua São Bento, centro da cidade. O dono do restaurante, super gente boa, esteve presente durante todas as quase 10h em que estivemos lá, dando suporte ao curso e nos abastecendo de comidas gostosas e diga-se de passagem, essenciais pra manter o “equilíbrio”, uma vez que bebemos as mais variadas cervejas (de excelente qualidade) durante todo o período.

A história da Confraria do Marquês é muito bacana. Eles começaram como curiosos, foram buscando parcerias, estudaram, se organizaram e hoje ministram cursos, encontros e concursos. Existe uma associação, a Acerva Carioca que está presente em vários estados brasileiros.
Quem sabe não chega a Sergipe?

 
Pude acompanhar cada etapa do processo de produção caseira de cerveja, o cuidado com os grãos, com a higienização dos utensílios, além de dicas para armazenamento. Experimentamos algumas cervejas produzidas por eles, todas muito boas, e alguns rótulos brasileiros e estrangeiros de cervejas especiais (diferenciadas, importadas ou nacionais, produzidas de forma artesanal ou com receitas antigas ou tradicionais que, em sua maioria, utilizam matéria prima de boa qualidade, com nenhum ou pouco aditivo químico).
 
 Cevada moída na hora
 
Apesar de estar um pouco cansada da viagem, aproveitei muito bem o curso e conheci pessoas muito interessantes. Daqui um mês e meio eles convocarão todos os alunos para degustação da cerveja que vimos nascer.
Não sei se será possível estar presente, espero que me mandem uma garrafinha!
 
 Tiago, eu e André, dois dos três organizadores do curso.

Turma do 29º Curso da Confraria do Marquês


Nota: enquanto escrevia esse post no avião de volta pra casa, adivinha só o que ofereceram pra acompanhar o lanche: uma cerveja!

Acho que o comissário tinha poderes especiais e adivinhou que estava escrevendo sobre cervejas, pois quando ele passou novamente, me ofereceu outra. O cara era tão legal que trouxe um saquinho de amendoim pra acompanhar.
Por educação, e só por isso, aceitei!


 http://www.confrariadomarques.com.br

8 comentários:

  1. Jana maravilha de postagem..perfeito!
    bjss mami

    ResponderExcluir
  2. Amiga, muito orgulhosa de você!!!! Post maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Janaína ! Eu sou o terceiro confrade, Mauro Nogueira. Que bom que vc gostou do curso e das cervejas. Agora quero ler o post da sua primeira brassagem ! Depois, ensine seus amigos, eles ensinam outros e vcs criam a massa crítica para a formação de uma ACervA aí. Ta'faltando mesmo. Tem uma galera de Pernambuco e na Bahia. Entre no site da ACervA Carioca e se inscreva no grupo de emails aberto, se apresente que sempre tem alguem ou alguem que conhece alguem de tudo que é canto do país.
    Abraço,

    Mauro Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro, muito obrigada por seu comentário. Estou bastante ansiosa para começar a produzir minha própria cerveja. Estou marcando com alguns amigos e eles estão muito interessados. Tenho certeza que em breve já teremos muitos cervejeiros por aqui.
      Pode deixar que aviso a vocês quando a primeira cervinha nascer!
      Muito obrigada

      Excluir
  4. Ainda não, estou esperando uma ocasião especial. Quero harmonizá-la com queijos. Já já te conto!!!
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir