terça-feira, 10 de abril de 2012

Páscoa

Considerada a maior e mais importante festa da cristandade, celebra-se nesta data a ressurreição de Jesus Cristo.
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada Semana Santa, que tem início no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Voltando à Idade Média, os antigos povos pagãos europeus homenageavam nesta época do ano, Ostera ou Esther, ou ainda, em inglês, Easter, que significa Páscoa. Ostera é a Deusa da Primavera. Ela é representada segurando um ovo em sua mão e observando um coelho, símbolo da fertilidade, que pula alegremente em redor de seus pés.
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
A Páscoa é carregada de simbolismos.
Além dos ovos e do coelho que representam respectivamente, o renascimento e a fertilidade, o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo que são dados aos discípulos para celebrar a vida eterna.
Este é um momento para estarmos reunidos com nossos familiares, mesmo que unidos pelo coração (para aqueles que estão longe), com sentimentos de amor e gratidão.

E que Páscoa maravilhosa!
Infelizmente não pude estar com todos como gostaria, não fisicamente, mas nossos corações estavam ligados, com certeza!

Completamente envolvidos por esses sentimentos, todos da minha família se mobilizaram para a preparação de um pequeno banquete.
Meu hábil sogro, especialista, ficou responsável por deliciosos pães. Os melhores que já comi. A massa derretia na boca...


E por tradição, nossa linda mesa teve como prato de destaque o bacalhau.
A receita foi reproduzida por meu marido, seguindo rigorosamente as dicas e técnicas do Chef Claude Troisgos, http://gnt.globo.com/receitas/Bacalhau-espirituoso-de-Claude-Troisgros.shtml


Vejam como ficou lindo empratado.


Minha sogra, meu irmão e eu tivemos a tarefa de elaborar uma ceia vegetariana composta por Suflê de Abóbora.


e fritada de abobrinha, azeitonas pretas e tomates confitados.

 

Durante o almoço, que levou toda a tarde,
saboreamos deliciosos vinhos brancos.
Nossa sobremesa foi feita a duas mãos, as minhas e as de meu irmão. Reproduzimos um delicioso doce que aprendi a fazer na faculdade com o professor Kfoury, o Manezinho Araújo, composto por banana caramelizada, creme e merengue. Sempre amei esse doce nunca tinha feito. Minha mãe também adora!
Vamos ter que fazê-lo quando ela vier.


Depois de muito papo, boa comida e excelente compania, minha sogra nos convidou a assistir um desenho chamado "Leis da Eternidade", http://www.youtube.com/watch?v=BzmTqTW3JqY
Cheio de mensagens de amor, paz, gratidão e respeito ao semelhante e à natureza, esse desenho espírita só contribuiu para esse dia tão especial.

Um brinde à família, aos amigos e a tudo de bom que podemos ser na vida!

 
Links pesquisados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário