sábado, 17 de março de 2012

Strogonoff do Márcio - a versão não vegetariana

Publiquei anteriormente a versão deliciosa da Nathália, nossa amiga vegetariana, que nos surpreendeu com um strogonoff de proteína de soja. Hoje vou compartilhar com todos a versão não vegetariana do prato feita pelo meu marido, Márcio.
Como já mencionei, provei algumas receitas com os mais diversos ingredientes. Mas preciso confessar uma coisa e, sem que ele saiba (rsrsrsrs), o melhor strogonoff que já experimentei foi o preparado pelo Márcio.
Meu sogro, com sua mente prática, sempre fala que pra fazer esse prato, bastam abrir latas! Lata de creme de leite, de extrato de tomates, de champignon...
Não vejo dessa forma e acredito que vocês também não verão depois de acompanhar a maneira carinhosa e dedicada com que meu marido vai passando de uma etapa a outra.

Bom proveito!


Ingredientes

600g de frango cortado em pedaços médios
01 colher de sopa de manteiga sem sal
200 ml de Conhaque para flambar
450ml de molho de tomates
01 cebola grande cortada em brunoise
400g de creme de leite light
200g de Champignon
Sal a gosto
02 colheres de molho inglês a gosto
Pimenta do reino a gosto
200g de queijo minas frescal

Modo de Preparo
No fogo alto, suar a cebola com a manteiga na panela e antes de dourar, acrescentar o frango e envolver na mistura. Em seguida, colocar o conhaque na panela e, com cuidado, flambar o frango.

   
Quando o fogo baixar, o álcool já vai ter evaporado. Reduzir o fogo e, nesse momento, colocar o molho de tomate e o creme de leite na panela.
Acrescentar o champignon com um pouco do soro, sal, pimenta do reino e molho inglês, mexendo sempre.
Assim que levantar fervura, acrescentar os pedacinhos de queijo delicadamente na parte superior da panela, sem mexer pra que não grudem no fundo por aproximadamente 10 minutos, retirando com uma escumadeira, as impurezas que se acumulam na superfície da panela.


O ideal é que a cada 05 minutos, todo o conteúdo da panela seja revolvido para que o queijo não grude no fundo.
Assim que o molho esteja homogêneo e mais encorpado, todos os sabores já absorvidos, é hora de ajustar os temperos e servi-lo acompanhado de salsinha picada, arroz branquinho e batatas chips.

Esse D E L I C I O S O tinto, Bordeaux Supérieur, Les Combelles 2007 nos acompanhou brilhantemente.     

5 comentários:

  1. Huum...o Eduaaarrdo disse que vai fazer...to com água na bocaaaaaaaaa!!

    Monica Branco.

    ResponderExcluir
  2. eu vou tentar fazer, mas não sei o que é "01 cebola grande cortada em brunoise" Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, ao lado tem um glossário que explica esses termos. Brunoise é um tipo de corte pequeno, quadradinho de 0,5 cm. Espero que prove e aprove! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir