terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tapiocas Gourmet

Para os amigos daqui de Sergipe, talvez seja trivial demais falar sobre tapiocas, já que elas fazem parte da vida deles desde a infância.
Mas tenho certeza que poucos a conhecem como vou mostrar agora, coloridas e cheia de nutrientes!
Na Semana Gastronômica ocorrida no mês de novembro (do ano passado!) na faculdade Serigy, tive a maravilhosa oportunidade de participar do Workshop de Tapiocas Gourmet, organizado pela professora Sueli Correa, uma parceria da faculdade com o Projeto APL (Arranjo Produtivo Local) de mandioca do Sebrae, que nos apresentou mulheres que trabalham com o produto nos municípios de Estância, Cristinápolis e Umbaúba.
A troca de experiências entre alunos e as profissionais do ramo foi espetacular. Era notória a alegria com que elas nos explicavam todas as técnicas com que elaboravam seus deliciosos bolos de Puba, Mandioca e as deliciosas tapiocas.


Quando morava no RJ nunca me interessei por elas, mas aqui, confesso que sou um tanto quanto viciada nessas delícias. Enquanto as “meninas” nos mostravam como faziam seus quitutes, os alunos iam incrementando os recheios com os mais diversos ingredientes, doces e salgados.
Uma coisa me chamou muito a atenção, elas nos demonstraram como fazer tapiocas coloridas! Fantástico! Além de ficarem lindas, agregam valor nutricional ao prato. Podem ser feitas com cenoura ou beterraba.

A tintura de cenoura e beterraba foi feita no liquidifcador, com água e depois mistura à massa de tapioca.

A mistura fica descansando umas 06 horas na geladeira. Depois disso, o líquido sobe e a massa fica concentrada no fundo. Drena-se o líquido e com um pano limpo, seca-se a massa, que ficará com essa aparência, linda e colorida!


A tapioca é uma iguaria brasileira, de origem indígena, feita com a fécula extraída da mandioca. Quando aquecida, vira uma espécie de crepe de sabor neutro, altamente nutritivo.
Ganhou o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade de Olinda em 2006, concedido pela Unesco no mesmo ano em que a capital recebeu o título de primeira Capital Brasileira da Cultura, pelo Governo Federal.
Iguaria bastante consumida no nordeste, pode ser recheada com os mais variados ingredientes.
A mais tradicional leva coco e queijo.

No Mercadão de Aracaju podemos encontrar a matéria-prima toda prontinha para a confecção das tapiocas.
Fizemos um rodízio pra ilustrar a matéria.
Tinha tapioca de queijo com cogumelos frescos (encontrados com frequência no supermercado Gbarbosa); catupiry com calabresa e pimenta; tomate seco com mussarela e rúcula, regada com azeite aromatizado do tomate seco; tomate cereja, azeitona preta e manjericão; mussarela, gorgonzola e alho e; não poderia faltar uma doce, ganache de chocolate e geléia de morangos frescos!





4 comentários:

  1. Janaina, vc me deixou com água na boca!!! Quero comer tapioca!! Também sou carioca, mas adoro esse quitute sergipano!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Márcia!!!! Não nos faltam boas opções por aqui, não é mesmo? Outro dia comi com a minha mãe uma bem gostosa, fininha, na tapioca da Tia, na Orla. Outra que eu gosto muito é uma do Café São Brás, no shopping Jardins, com recheio de queijo do reino.
    Ai... fiquei com água na boca também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Jana querida,
    Que doce seu texto! Parabéns!!!
    Suas criações ficaram lindas. Também fiquei com água na boca!!!
    bjs

    Sueli Correa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Adorei participar do workshop e sentir a vibração daquelas moças. To doida aguardando a próxima! Obrigada por organizá-lo!
      Beijos!

      Excluir