terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bolo de morangos com suspiro

Há algum tempo procurava um livro sobre ovos. 
Já comentei no blog minha paixão por eles, em especial os pochés.
Outro dia, passeando pela Escariz eis que vejo um livro (o único da loja) sobre o tema. Tratei logo de comprá-lo e ainda descobri que como estudante, tenho desconto de 5%.
Desde então, tenho me deliciado com meu mais novo tesouro: 
Receita com Ovos, de Michel Roux. 
Estava querendo fazer umas tartaletes pra aproveitar umas frutas que comprei no reveillon (postado no sem medo de errar) só que a receita de creme de confeiteiro do livro levava nada menos que seis gemas, seis! 
Congelei as claras e ainda não tinha pensado em nada pra fazer com elas.
As claras, se bem acondicionadas, podem ser mantidas no congelador por até 45 dias, segundo o professor Lúcio Mauro e, segundo o livro, são melhor aproveitadas em meregues e suflês, se armazenadas dessa forma.
Como eu estava querendo repetir a receita dos Bolinhos de Natal, publicada aqui no blog em dezembro, com morangos e, de quebra aproveitar minhas claras congeladas, pensei em cobrir o bolo com suspiro. 
Fiz o bolo no último domingo e levei na segunda para o trabalho. Meus colegas gostaram, eu achei um pouco doce, então ajustei as medidas de açúcar e morango (a receita original dos bolinhos levava chocolate meio amargo, o que reduzia o teor de açúcar do preparo).


Receita do bolo
Morangos a gosto (utilizei um pacotinho de 150g na massa mas acho que ficaria mais legal com mais)
250g de açúcar
210g de iogurte natural
120 ml de óleo de soja
02 ovos
150g de açúcar
15g de fermento em pó

Modo de Preparo
Misturar a farinha de trigo e o açúcar e reservar. 
Em outra vasilha, bater o iogurte, os ovos e o óleo e quando estiver homogêneo, juntar à mistura de farinha e açúcar e acrescentar o fermento.
Forrar uma fôrma com papel manteiga, acrescentar a mistura e os morangos cortados em quatro e levar ao forno pré aquecido a 180°C por 25 minutos.

Enquanto aguardamos o bolo sair do forno, vamos ao suspiro.
Ingredientes
06 claras (que foram descongeladas na geladeira)
300g de açúcar
Uma colher e meia (café) de amido de milho
Uma colher e meia (café) de vinagre
Sal a gosto
Morangos a gosto pra decorar

Modo de Preparo
Bater as claras em neve na batedeira por uns 10 minutos, até que apresentem uma consistência de creme.  Acrescentar o açúcar aos poucos e bater mais uns 5 minutos. Adicionar uma pitada de sal, o vinagre e o amido e bater mais um pouco.
Assim que o bolo sair do forno, forrar outra fôrma com papel manteiga e assar as claras batidas por 15 minutos (consistência mais molinha e 25, consistência mais densa).
Deixar o suspiro esfriar no forno por mais uns 15 minutos.
Arrumá-lo sobre o bolo, decorar com morangos e servir.

Um comentário: