sábado, 14 de fevereiro de 2015

Salada verde com ovos e aspargos

Nos últimos dias, minha amiga Andréia estava arrasando na produção de saladas para o almoço.
Todo dia postava uma mais linda que a outra e me inspirou a fazer uma também.
 
Estava querendo muito reproduzir uma salada que comemos durante uma viagem em um delicioso restaurante vegetariano (que também servia opções não vegetarianas e que infelizmente, não me recordo o nome), a salada levava boa parte dos ingredientes abaixo:

 
 Ingredientes:
Alface
Agrião
01 Cenoura crua passada no ralador em filetes grandes
Aspargos frescos salteados na frigideira com azeite, sal e pimenta do reino moída
Presunto de Parma
Ovos cozidos
Gergelim
Molho de mostarda e mel
 
Modo de Preparo:
Enquanto as folhas higienizam no hipoclorito você pode descascar a cenoura, ralar e colocar na vasilha onde ficarão as folhas logo após a higienização.
 
 
Gosto dos ovos cozidos mais moles, com aquela geminha não totalmente cozida,. Para esse ponto, marque 6 minutos após início da fervura, desligue e ponha os ovos em um recipiente com água fria para cessar o cozimento.*
Já os delicados aspargos devem ter sua parte superior preservada e de leve, deve-se retirar uma fina camada do restante. Leve ao fogo por uns 4 minutos com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto. 
Nem sei se posso chamar de molho, ficou mais parecendo um creme de mostarda. Tínhamos mostarda de Dijon e foi ela que usei mas geralmente faço com outras que tem um ponto mais líquido.
Repeti o molho outro dia pra contar em colheres quanto levava de cada ingrediente com o ponto que julgava mais bacana. Resultado: 18 colheres de sopa de azeite, 02 colheres de sopa de mostarda de Dijon e 02 colheres de chá de mel, sal e pimenta a gosto. Adicione os ingredientes pouco a pouco e vá misturando até que se forme um creme homogêneo. Rendeu muito. Para a quantidade dessa salada (4 porções) pode ser feita a metade da receita do molho. 
 
É chegada a hora de comer!
 
 
Montamos no prato, as folhas e a cenoura com o restante dos ingredientes, salpiquei com gergelim (antes do meu marido preferir sem), decorei com presunto de Parma e coloquei o molho de mostarda.
 
Ficou uma delícia.
Rendeu até uma saborosa marmita para o dia seguinte.
 
 
 
*Dica do livro: Receitas com ovos de Michel Roux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário