sábado, 11 de agosto de 2012

Cachorro Quente de forno


Excelente opção pra um lanchinho, pra uma festinha, para um encontro com amigos ou para aquele momento em que queremos comer uma “besteirinha”.



Ontem, pedi ao meu marido para que comprasse um pão pra cachorro quente já que tínhamos na geladeira um pacotinho de salsichas de peru que ele tinha comprado no início da semana. Toda vez que abria a geladeira olhava para elas e pensava no cachorro quente...

Ele saiu e voltou cheio de sacolas mas não me disse nada. Abriu uma mega garrafa de cerveja e começou a fazer uma movimentação na cozinha.
Geralmente eu dou um jeito de bisbilhotar. Mas do jeito que eu estava, fiquei e, respeitei seu momento criativo.

Infelizmente não vou poder postar a receita. Ele faz tudo de cabeça, sem medir as proporções. Já combinamos que da próxima vez ele vai anotar tudo e começar um caderninho.
A massa usada é a base para uma série de pães, leva farinha de trigo, fermento biológico, açúcar, sal e manteiga derretida. No lugar de por água, ele usou leite. Sovou a massa até que os ingredientes ficassem homogêneos e desgrudassem da mão e deixou descansar, coberto por um plástico, por cerca de 30 minutos. Dividiu a massa em pequenas porções, moldou umas bolinhas e deixou descansar por mais 15 minutos. Depois desse tempo, abriu a massa, colocou molho, queijo, um pedaço de salsicha, fechou como se fosse um pastel e dobrou as pontinhas. Nesse momento, o forno pode ser ligado a 180°C, enquanto a massa descansa por mais uns 10 minutos. O que deixou a massa bem fininha e leve foi o ar que ficou dentro no momento que ele moldou as massinhas tipo pastéis. Pincelou os “cachorrinhos” com uma gema, reduziu o forno para 120°C e deixou por uns 25 minutos.
 
 



O resultado foi incrível. Rendeu 22 “cachorrinhos” deliciosos! Meu marido, meu irmão e eu comemos quase todos, exceto 6 que foram devorados no café da manhã de hoje.



3 comentários: